sexta-feira, 26 de março de 2010

COMENTÁRIO DA PARTE QUE FALA DOS CAIPIRAS,NO FILME O POVO BRASILEIRO

Comentário da parte que fala dos caipiras, no filme O Povo Brasileiro.

Brasil Caipira


O filme ao todo nos passa uma mensagem esclarecedora, voltado às raças existentes no Brasil, mostrando de cada povo seus costumes, religiões, valores, hábitos, crenças e muito mais.
Na verdade, nesse comentário quero me aprofundar na parte do documentário que trata dos caipiras, nos mostrando suas habilidades, atividades diárias, em geral sua forma de vida e como viveu e vive aqui no Brasil.
No inicio, já vem falando do “paulistano caipira”, nos mostrando passo a passo dos caipiras, que o caipira é a mistura do português com o índio. Dos mesmos em busca do ouro, mas o ouro se acabou e chegou o trabalho assalariado. E no filme vemos que os caipiras em geral trabalham em comunidade, essa que é a própria vizinhança em volta.
Os caipiras fazem seus próprios alimentos, e quando precisam de ajuda, encontram em seus próprios vizinhos e assim criam suas festas, eventos.
Mostra suas habilidades enquanto ao artesanato, pois antes não existia feira, e a sua necessidade de ir para a cidade por causa da industrialização que chega aos anos 50.
Assim que, o caipira chega a São Paulo, o mesmo é destruído por causa dos desejos incansáveis do paulistano para o seu desenvolvimento econômico.
Mas mesmo assim o caipira não só, sofre influência, mas o próprio meio social obteve costumes do povo caipira que são: os rodeios, músicas que mesmos que sejam modificadas não deixam de ser do povo caipira.
Por fim, concluo que o povo caipira é um povo que possui um jeito simples de viver, mais não deixa de conseguir de sobreviver por causa de seu modo bem típico e confortável de ser, e outra coisa nos somos também o povo caipira, pois mesmo que não seja nessa época, mas nossas gerações passadas de uniram e tiveram frutos dessa união, resultando numa miscigenação de um povo que apesar de todas as lutas, conflitos, preconceitos, formamos o Brasil.

Kássya dos Santos da Silva.
10923702

2 comentários:

  1. O caipira do interior de São Paulo foi retratado por Monteiro Lobato como o Jeca-Tatu.
    Você não lembrou da música sertaneja?
    Aqui no Nordeste chamávamos as pessoas do interior, do mato, de "matuto".
    Será que ainda existem matutos?

    ResponderExcluir
  2. SIM, ISSO É POSSIVEL ,VEMOS ATRAVÉS DE SEUS ATOS,SUAS MANEIRAS,ATÉ EXISTE ALGUNS COSTUMES QUE ESTÃO BEM VIVOS EM NOSSO MEIO SOCIAL;EXEMPLO A FESTA DE SÃO JOÃO

    KÁSSYA DOS SANTOS

    ResponderExcluir