sexta-feira, 26 de março de 2010

Comentário do filme ÔRÍ- Filme de Raquel Geber e Beatriz Nascimento

O filme Ôrí, é um documentário onde relata sobre as relações e a cultura negra existentes numa civilização americana e africana, onde foi chamada de uma civilização transatlântica, por ter uma ligação entre o hemisfério ocidental e oriental.A cultura negra conseguiu se identificar com a africana, e assim preservando a sua cultura.Mostra também que na América com a chegada de milhares de culturas e povos diferentes, houve a unificação destes povos.Houve o surgimento do quilombo(Zumbi Quilombo de Palmares), que significa uma forma de agregação, de comunidade, onde os negros devem lutar por melhores condições de vida e seu reconhecimento como homem.A cultura africana se fez no Brasil a partir de 3 nações: a Gegê,a Keto e a Keto-nagô.Uma luta apara a libertação de raça, de valores iguais,de reconhecimento em um sociedade, onde a impressão de que só o negro pode ter trabalho de baixo nível. Ôrí se projeta a partir das diferenças, onde o quilombo é o núcleo de tudo.

Alunas: Janaína Gomes Fernandes - 10926194
Jayanne Santos Bezerra-10923698
Michelle Ulisses Barbosa - 10923690

Um comentário:

  1. Revisar, pensar sobre o que foi escrito, o que se quer significar, e reescrever:
    1) Uso inadequado do advérbio "onde" - no lugar de "que".
    2) Podemos falar de uma civilização americana? E de uma civilização africana? E que sentido se pode falar de uma civilização transatlântica?
    3) Oriente e ocidente comportam diversas culturas, nações...
    4) "A cultura negra conseguiu se identificar com a africana e assim preservando a sua cultura." O que essa frase diz?
    5) Na América chegaram "milhares de culturas e povos diferentes"? Já havia muitos povos nas Américas, não sei quantos exatamente, mas chegaram inicialmente os portugueses e espanhóis (que traziam árabes e africanos na tripulação), e depois vieram diversos grupos imigrantes, mas não acho que chegam a ser milhares.
    6) "Os negros" devem lutar por melhores condições de vida e seu reconhecimento como "homem". "Seres humanos" com direitos iguais aos outros. Não usar linguagem sexista.
    7) "Ôrí se projeta a partir das diferenças, onde o quilombo é o núcleo de tudo." O que querem dizer?

    ResponderExcluir