quinta-feira, 25 de março de 2010

Comentario do filme Orí

O filme Orí documenta os movimentos negros no brasil e na América entre 1977 e 1988, atraves de suas lideranças o filme discute pensamentos e ideologias, passando pela relação entre Brasil e África. O documentário recupera junto aos movimentos negros a imagem do “herói civilizador” Zumbi de Palmares em busca de uma identificação positiva para o homem negro moderno e livre.
Os questionamentos levantados no filme são atuais, porque trazem questões que ainda estão vigentes, como os reflexos do trauma causado pela escravidão.
O filme também mostra a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz Nascimento. A importância dos quilombos na formação da nacionalidade brasileira.
Alunas: Irenice Tenório dos Santos
Juliana Paula L. de Oliveira

Um comentário:

  1. Essa idéia da ancestralidade é interessante.
    Várias culturas cultuam os ancestrais, os que fizeram o mundo antes de nós e nos fizeram também, por obras e por sangue.
    Por outro lado, é interessante refletir sobre o "herói". É importante para os negros terem seus heróis, assim como os brancos os têm. A história de Zumbi foi resgatada, mas devem ter existido outros heróis que ficaram anônimos.
    E as heroínas? Nenhuma mulher?
    Existe um filme sobre Chica da Silva.
    Vocês conhecem mais alguma?

    ResponderExcluir