quinta-feira, 25 de março de 2010

comentário "O Povo Brasileiro"



O filme O Povo Brasileiro é baseado na obra de Darcy Ribeiro. Ele vem mostrar a raiz deste povo que possui uma grande mestiçagem de povos e culturas.

Um dos pontos que é tratado é sobre a cultura do povo e sobre a miscigenação que trouxe uma nação unificada embora havendo tantas diferenças. Vivemos em várias nações e a união de povos vindos da Europa, da África, da floresta gerou uma cultura grandemente homogênea. Mas também por causa desta grande mistura e diferenças entre as culturas houve muitas lutas em toda parte a exemplo a Cabanagem, a Farroupilha, a Sabinada entre outras. Palmares é um grande exemplo de enfrentamento interracial onde negros fugidos organizaram - se para si mesmos e tudo pertencendo a todos, procurando vencer uma sociedade escravista com medo da elevação dos negros.

Entre encontro e desencontros foi criado um povo e um país com um sistema linguistico criado/modificado pois houve uma mistura do português com outras linguas e dialetos.

O Brasil foi inventado e não pode deixar de existir e a criação prossegue geneticamente, tecnicamente e simbolicamente.

O Brasil ainda apresenta deficiências na forma de convivência social e político, na educação, saúde, tendo que melhorar e para conseguir tem que acontecer uma conquista no plano da regra de convivência mas sem perder os aspectos do passado como a vitalidade emocional a espontaneidade, alegria de viver espontanea em meio a todas as mazelas, ou seja, apurar as formas de convivência sem perder o fogo dos afetos.
"O mais importante é inventar o Brasil que queremos" - Darcy Ribeiro


Alunas: Annyelle Lopes Maciel

Carla Guedes Nascimento

Lívia Samara Costa Soares

Um comentário:

  1. Darcy Ribeiro como grande antropólogo bem sabia que cultura é invenção, capaz de alterar até a genética (ao longo do tempo).
    Esta frase dele é tudo: "O mais importante é inventar o Brasil que queremos".

    ResponderExcluir