segunda-feira, 29 de março de 2010

Comentário sobre filme Ôrí

Filme de Raquel Gerber, com textos e narração de Beatriz Nascimento, trata da cultura negra, desde sua saída da África para América, de sua perda de identidade através da escravidão, de sua luta pela igualdade na sociedade, de eventos que foram promovidos em busca dessa igualdade, de seus direitos de ser universitário, de suas origens negras e seus rituais.
Beatriz nos mostra eventos como a Quinzena do Negro- realizado na Universidade de São Paulo em 1977, em que, numa mesa redonda de estudantes Afro-Brasileiros, discutiam o direito de negros terem oportunidade de ter acesso as universidades, principalmente as instituições públicas, e com isso fazer com que a sociedade não veja os negros apenas como motoristas, lavadores de carros, conzinheiros e carnavalescos.
Aborda esse filme uma data muito importante, o dia nacional da consciência negra- que corresponde ao dia 20 de novembro, que foi o dia em que morreu o líder Zumbi do Quilombo de Palmares.
Concluindo a cultura negra é riquíssima de costume é rituais e vem buscando e conquistando seu espaço na sociedade brasileira de forma a eliminar o preconceito racial e obter o seu merecido respeito.

2 comentários:

  1. De 1977 para cá que direitos foram conquistados pela população brasileira afro-descendente?

    ResponderExcluir
  2. EM 1988 OS NEGROS CONQUISTARAM O DIREITO A LIBERDADE, QUE É O MAIS IMPORTANTE, E POSSIBILOTOU A CONQUISTA DE OUTROS DIREITOS NA SOCIEDADE, COM PODER SE FORMAR EM UMA UNIVERSIDADE.

    ResponderExcluir