quinta-feira, 25 de março de 2010

Comentario sobre o filme O Povo Brasileiro

Conta a historia da formação do povo brasileiro o filme conta a participação de inúmeros músicos e intelectuais brasileiros, como Chico Buarque, Antonio Candido, Gilberto Gil e diversos outros, com entrevistas da próprio autor Darcy ribeiro o documento incita o orgulho do nosso povo de nossas raízes.
Detalha a história da formação e sentido do Brasil ao longo do tempo. Inicia falando sobre os habitantes que viviam nesse território antes da chegada dos colonizadores, como estes se relacionavam, seus costumes e modo de vida. A seguir, revela a mudança ocorrida devido à chegada dos portugueses e a mistura de etnias proveniente da colonização; verte também a história brasileira a partir do processo colonizador lusitano, a miscigenação ocorrida em função dessa mistura racial, dando origem à diversidade cultural pertinente até hoje em território nacional. A imposição da cultura portuguesa, tornando praticamente obsoleta a cultura indígena. O filme mostra o processo de urbanização no país, descrevendo as influencias regionais que tornam as regiões distintas umas das outras. E finaliza mostrando o território brasileiro na atualidade, que originou toda uma cultura, um modo de vida estabelecido na época atual.
Essa mistura que vem desde a colonização européia, o Brasil é misto na raça e na cultura, na gente e na história, sincretismo religioso e cultural de um povo forte e alegre, sorridente e com todas as faces agrupadas em uma nova face sempre em reconstrução e reinvenção.
Alunas: Irenice Tenório doas Santos
Juliana Paula L. de Oliveira.

Um comentário:

  1. O regionalismo também é um tema interessante.
    Vamos pensar o nordeste?

    ResponderExcluir