quinta-feira, 25 de março de 2010

Comentário sobre o filme "ORÍ"

O filme retrata a história do Povo Africano desde o período mercantilista até o século xx.Desde daquele tempo o negro era humilhado e só servia para o trabalho escravo,pois além de ser resistente ele era uma ótima fonte de lucro para os seus senhores.Zumbi dos Palmares se fez rei do quilombo e se tornou o libertador do povo negro,foi a partir dele que os africanos começaram a lutar pela sua liberdade. Eles tentam ao longo do tempo recriar e quem sabe até resgatar a sua identidade perdida pelo processo de aculturação.São identificados três fatores importantes no filme:o social,onde eles buscam um maior reconhecimento por parte da sociedade;o político,tentando buscar a igualdade e o econômico,buscando melhores condições de vida.Portanto ORI significa a iniciação a um novo estágio da vida,a libertação da alma.


Aluna: Gérssica Nóbrega 10926173

Um comentário:

  1. É interessante refletirmos sobre a existência da escravidão na nossa história, a total negação de direitos políticos, pois o/a escravo nem é um sujeito, é tratado como animal.
    Existe um filme antigo, cubano, premiado, sobre a escravidão e uma rebelião de escravos num engenho, chamado "A última ceia".
    Se conseguirem uma cópia, vale a pena assistir.

    ResponderExcluir