quarta-feira, 31 de março de 2010

QUEM SOMOS NÓS!?

Oi professora Eulina,

esta tarefa não foi pedida pela senhora, mas como achei interessante vou postar no blog.

Resumo do livro e do filme: QUEM SOMOS NÓS!?

Quem somos nós é uma obra de William Arntz, sobre física quântica, uma ponte entre a Ciência, a Filosofia e a Religião, fala sobre espiritualidade e o significado da vida. Nos mostra como ultrapassar as fronteiras do nosso próprio corpo através da ciência e penetrando em um universo mais vivo do que podemos imaginar, nos levando ao conhecimento científico sobre a consciência, a percepção, a química do corpo e a estrutura cerebral. Nos leva também a pensar sobre como o pensamento muda a natureza da realidade e a indagar de que são feitos o pensamento e a realidade; se esses elementos são ondas ou partículas ou se eles parecem ir de um ponto a outro sem um deslocamento linear, se simplesmente desaparecem de um lugar e aparecem em outro.
É sobre tudo isso que a física quântica estuda, e quer nos mostrar que existe muito mais entre um átomo e um planeta do que podemos imaginar.
A física quântica está dividida entre os pesquisadores convencionais que continuam procurando as respostas, com novos métodos científicos e os não convencionais, que incorporam conceitos metafísicos misturando a experiência científica, a filosófica e a religião em um só caminho.
Apesar de tudo, não consegui entender aonde o livro e o filme quer chegar, ele me deixou muito confusa, não consegui chegar a conclusão nenhuma, segundo o que li e assisti, não sei se as coisas são matéria ou ondas, e particularmente acho que essa física quântica não chega a lugar nenhum. Jamais vão nos dá uma definição precisa sobre o assunto.
(resumo solicitado pela profa. Fabiola Barrocas).
Maria do Rozário Fonseca

Um comentário:

  1. Também já assisti esse filme Rozário e achei interessante. Essa tentativas de por religião e ciência em diálogo são valiosas, apontam para uma mudança cultural. Para algumas pessoas, religião e ciência são antagônicas, dois mundos fechados. Achpo que o filme abre, mais do fecha assuntos...

    No comentário sobre "Entre os muros da escola" você listou no final várias coisas que "não mudam", entre elas a pobreza. Devemos acreditar nisso? Pois se acreditarmos, nada faremos para mudar.

    Neste cometário você diz que "o pensamento muda a natureza da realidade". Essa é a guinada cultural nas ciências sociais e humanas, depois da hegemonia do paradigma materialista, segundo o qual a mátéria (corpo, relações de produção) determina(m) a cultura, as relações sociais; existe uma realidade "dura"que determina, limita. A guinada cultural vai inverter essa idéia e dizer que é o pensamento (crenças, sentimentos, valores) que cria(m) a realidade.
    Acho interessante "indagar de que são feitos o pensamento e a realidade"!
    Filosofar é preciso... e todas/os nós podemos/devemos fazê-lo.

    ResponderExcluir